A elaboração e aprovação da Nova Definição de Museu durou vários meses entre 2020 e 2022 e incluiu diversas etapas colaborativas, em que a comunidade museal de todo o mundo pôde enviar sugestões, comentários e opinar sobre as alternativas propostas. Apenas no Brasil, mais de 2.300 participações foram registradas nas consultas públicas realizadas ao longo do processo.
Feitas por meio de ferramentas on-line e contando com a divulgação de cada passo do processo pelas redes sociais, as consultas resultaram em um grande volume de dados que embasaram as respostas oficiais do ICOM Brasil ao ICOM Define – o comitê internacional responsável pela coordenação global do processo. Mais do que isso, as informações coletadas expressam o sentimento da comunidade museal brasileira a respeito do que os museus são – ou deveriam ser.
O ICOM Brasil agora disponibiliza essa documentação e sistematiza algumas referências externas para que possam ser analisadas e estudadas livremente por quaisquer interessados.
Para informações do ICOM Define sobre o processo global.